Paris bate recorde de calor
Gente, Paris parece mais um forno.
De acordo com a RFI, a capital francesa registrou 42,4°C na tarde desta quinta-feira, 25/07. Essa é a primeira vez desde que os controles meteorológicos existem que Paris tem temperaturas tão elevadas. A onda de calor também afeta outros países, inclusive no norte da Europa.
Mas foi na região de Paris que os termômetros atingiram os picos. Segundo Météo France, o serviço meteorólogico oficial do país, os termômetros se aproximaram dos 43°C em alguns locais da capital, “o que corresponde à temperatura máxima média em Bagdá no mês de julho”. O recorde parisiense datava de 28 de julho de 1947, quando a capital chegou aos 40,4°C.
As pessoas procuram sombras nas ruas da cidade e muitos chafarizes se transformaram em piscinas. Os turistas, numerosos nessa época do ano, foram surpreendidos pelas altas temperaturas.
A prefeitura de Paris disponibilizou vários espaços arejados para que a população possa se refrescar. Mensagens são divulgados nas principais redes de rádio e televisão, alertando para a necessidade de se hidratar.
Essa é a segunda onda da calor extremo na França em menos de dois meses. As autoridades francesas temem que se repita o cenário de 2003, quando uma onda de calor extremo provocou a morte de 15 mil pessoas, a maioria idosos.
Segundo os serviços meteorológicos, as temperaturas devem baixar a partir desta sexta-feira (26). Fonte: RFI